Afrodisíacos
Ler em Português Read in English
Afrodisíaco é toda e qualquer substância á qual se atribua propriedades estimulantes sexuais, aumento de performance, endurance e estimulo de desejo . Teoricamente, tudo pode ser um afrodisíaco desde que estimule a libido, aumente a energia e a capacidade de endurance do organismo.
São considerados afrodisíacos produtos químicos, naturais, dietéticos, alcoólicos, aromáticos, oleáceas, sons, actividade física.
O afrodisíaco pode influenciar um ou mais dos 5 sentidos aos mesmo tempo
O modo de acção do afrodisíaco é mais ou menos o seguinte: os sinais são enviados do lobo límbico do cérebro, através do sistema nervoso, até a região pélvica. Esses sinais fazem com que os vasos sanguíneos dilatem. Essa dilatação gera uma erecção. Posteriormente os vasos fecham para que os tecidos erécteis mantenham a erecção. Essa erecção é acompanhada pelo aumento da frequência cardíaca. Em simultâneo, o cérebro liberta noradrenalina e dopamina, neurotransmissores que comunicam ao corpo que essa reacção é boa.
Origem da palavra
O nome deriva da deusa grega Afrodite, divindade relacionada ao amor em seus diversos aspectos.
Afrodite (em grego antigo: Ἀφροδίτ, tradução Aphrodítē) é a deusa não só do amor, mas também da beleza e sexualidade na mitologia grega.
Afrodisíacos e os 5 sentidos
a)Tacto e Olfato
Óleos e fragrâncias
Procuram estimular o olfactivo e tacto dependendo da sua forma de utilização. O Óleo como estimulante é um afrodisíaco seguro para todas as idades.
Alguns exemplos:
Rosas e Jasmim - Mistura usada por Cleópatra para aumentar a sua própria libido e potenciar a dos homens que pretendia atrair.
Jasmim - Este óleo é conhecido como afrodisíaco há séculos. As mulheres colocam a fragrância no cabelo antes de se deitarem para encorajar os maridos a fazer amor com elas.
Baunilha - Antes do contacto europeu, grupos nativos da América central usavam óleo de baunilha para atrair o sexo oposto, esta era vista como um bem precioso na sua cultura.
Ylang Ylang - uma flor com cheiro doce que era usada como afrodisíaco na China antiga. Bom para mulheres, traz uma sensação de sensualidade, de feminilidade e envolvimento, auxilia na entrega ao parceiro
Sândalo - Bom para homens, transmite à mulher uma sensação de segurança, de capacidade e autodomínio, características admiradas pelas mulheres num homem.
Benjoim do Sião - Relaxante e facilitador do relacionamento, quando sob tensão.
Aipo, Cominho, Tabaco - Bom para homens, usados como nota de fundo em perfumes, podem ser estimulantes sexuais, mas puros tornam-se desagradáveis e excessivamente fortes, estimulam a masculinidade;
Rosa e Gerânio - Bom para mulheres, dá a sensação de uma mulher decidida, que sabe o que quer, são suavemente quentes e estimulantes;
Vetiver, Patchouli - Bom para homens, aromas fortes, inspiram capacidade e segurança.
b)Paladar
Alimentos e condimentos:
Abacate - Os Astecas consideraram abacates um afrodisíaco pela sua aparência sexual quando o fruto nasce nas arvores, contem nutrientes como betacaroteno (vitamina A), vitamina E, magnésio e potássio que melhora o desempenho sexual, serve também para dar um “boost” á testosterona, progesterona e estrogénio que de alguma forma estimulam as respostas sexuais.
Ostras - As ostras foram primeiro descritas como afrodisíacos no século II pelos Romanos. São ricas em zinco o que contribui para a produção de testosterona e resulta num aumento do estimulo sexual para além de ajudar na produção de esperma e estimula a libido. Contêm selénio, vitamina B12, potássio, sódio, fósforo, magnésio, zinco e vitamina C.
Bananas - Contem vitaminas do complexo B e potássio estes composto são necessário para a produção das hormonas que desempenham funções sexuais.
Malaguetas - Quando ingerido provocam diaforese, o bombear do coração aumenta e o fluxo sanguíneo acelera causando um estado reactivo de excitação que promove a libido. Contêm vitamina C e E, Betacaroteno (vitamina A), ácido fólico, magnésio, ferro e aminoácidos.
Pinhão - Considerado por muitos como um afrodisíaco medieval. Ele escapou à vasta proibição de substancias nesta época por ser constituinte de poções magicas usadas para o amor. É abundante em Zinco (o que aumenta a testosterona e a produção de esperma), amidos o que o torna rico em calorias, vitamina B, cálcio, fósforo e proteínas.
Tomates - também conhecidos como a “maçã do amor”, ganham muita da sua fama devido á sua aparência física similar aos testículos. A ingestão deste fruto aumenta o apetite sexual nos homens e mulheres além de ajudar no controlo muscular durante a prática sexual
Feno Grego - favorecido pelos antigos gregos, egípcios e romanos no âmbito medicinal, estas sementes ainda hoje são usadas como potentes afrodisíacos. Dos benefícios sobressaem melhorias na digestão, redução da dismenorreia, galactagoga e são ainda referidos benefícios afrodisíacos para patologias como diabetes.
Tribulus Terrestre - Esta erva promete aumentar em 50% a libido aumentando os níveis de testosterona. É uma alternativa natural aos esteróides e aumenta a produção de hormonas masculinas. Está referenciada ao longo dos tempos e estudos recentes apontam para o uso tradicional deste afrodisíaco ter grande efeitos na disfunção eréctil. Tem efeitos diuréticos que ajudam ambos os sexos no controlo de peso e emagrecimento assim como no combate á tensão alta por falta de testosterona.
Chocolate - É um alimento altamente energético e em grande quantidades produz altos valores de serotonina que afecta o rendimento físico e mental. Considera-se que em certa parte aumenta o desejo sexual e noutra proporciona, no caso de haver acto sexual, a energia extra para estas actividades consoante a quantidade ingerida. Actua no coração e sistema nervoso central. É um alimento de alto valor calórico, especialmente pelos elevados teores em gorduras, é rico em alguns minerais como manganês, potássio, magnésio, algumas vitaminas do complexo B além de traços de ferro e cobre.
Guaraná - Este foi descoberto e reconhecido inicialmente pelos índios na América .
Possui grandes quantidades de cafeína, é considerado um poderoso estimulante que aumenta a resistência a esforços mentais e musculares diminuindo a fadiga motora e psíquica. Contem além da cafeína, fibras vegetais, amido, acido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.
Ioimbina - É proveniente da casca de árvore iombina da África ocidental. O seu uso bloqueia os receptores alfa-2-adrenergicos aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos envolvidos em alcançar e manter a erecção. É usado para tratar disfunção eretil. Não deve exceder-se a dose recomendada.
Flor de maracujá - Em medicina é usada para tratar insónias e ansiedade caindo nas classes sedantes como valeriana. Os efeitos calmantes pode ajudar se a ansiedade compromete a libido e o desejo sexual e tem ainda um efeito benéfico sobre as hormonas que desempenham funções no foro sexual.
Damiana - Esta potente erva que pode ser ingerida ou fumada detém efeitos de relaxamento potenciando a estimulação da libido.
Erva-doce - Bastante conhecida esta erva ganhou também o seu lugar entre os afrodisíacos. Testes mostraram que a erva-doce aumenta a libido em ratos machos e fêmeas. Ela tem compostos que imitam o estrogénio.
Epimédio - Esta erva do Arkansas, ganha sua reputação pois provou-se por meio de experiênicas que a erva melhora a função sexual de animais machos. O epimédio age como androgénio (hormona sexual) e pode estimular o desejo sexual em mulheres com deficiência de androgénios.
Arginina - A arginina é um aminoácido encontrado em carnes, castanhas, ovos, leite de coco e queijo. É responsável pela formação de óxido nítrico no organismo, que aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais. Segundo consta, a arginina, quando combinada a outros suplementos, aumenta o desejo sexual em mulheres.
Bebidas
Vinhos, champanhe, absinto e outros ao longo da histórias ganham suas reputações junto de alimentos á mesa devido a propriedades antioxidantes e facilitadoras da circulação sanguínea entrando na mesma e produzindo um efeito de intoxicação estados de embriagues causando uma temporária redução de comportamentos inibitórios a nível metal e físico, mas usado em doses acima das correctas produz o efeito temporário contrario. Refere-se ainda que em adição ás propriedades ditas, o aroma do champanhe parece ser similar ao aroma das feromonas femininas.
Outros afrodisíacos
Açafrão (no oriente ele é muito utilizado como estimulante);Açafrão-da-índia; Alcaparra;Anis;Baunilha;Borragem;Canela (dizem que passar canela em pó em áreas erógenas do corpo chama atenção); Cardamomo. Marapuana; Catuaba; Guaraná; Ginseng; Alho; Cebola; Gergelim; Tahine.
Carnes:
Testículos; Fígado e rim; Tartaruga; Caracol ; Rãs (também criadas para alimentação).
Frutos do Mar:Abalone (muito utilizado na cozinha chinesa e japonesa); Amêijoa e Mexilhões; Vieira;Lula e polvo; Camarão, lagostim, caranguejo, lagosta e outros crustáceos; Ouriço-do-mar (considerado mais afrodisíaco do que as ostras); Ostras.
Bebidas:
Café; Chá; Mel (riquíssimo em vitaminas R, C e minerais do pólen, estimula a produção de hormonas sexuais); Absinto (considerado muito afrodisíaco, teve a fabricação proibida por seus efeitos altamente tóxicos).
Para Homens:
Alcaçuz: aparece comummente referenciado por produzir hormonas que facilitam a erecção.
Nozes de Kola: decrescem a fadiga devido ás suas concentrações de cafeína
A erva de Cabra: era usada já em 200 A.C. pelos chineses para aumentar a libido e ajudar na produção de esperma.
Ginseng: era também usado pelos chineses com o intuito de regular o organismo consoante as necessidades, comprovado que ainda assiste na regulação do hipotálamo promovendo uma boa libertação de hormonas
Para Mulheres:
O gingko biloba: Nativo da china, é de eleição para assistir em todos os aspectos de satisfação sexual antes e depois do sexo, conhecido pelos chineses detêm os mesmo intuitos do uso de ginseng. Contêm antioxidantes que protegem os nervos do coração, os vasos sanguíneos, os olhos e beneficiam a circulação sanguínea
Muira pauama: Aparece referenciada como uma erva antiga Brasileira que aumenta a satisfação sexual e a libido.
Anise: contem um ingrediente similar ao estrogénio e aguça o desejo sexual.
Angelica Sinensis: usada pelos chineses e equiparada ao ginseng para os homens. Legumes e Nozes: Feijões de soja contêm mais fito estrogénio que qualquer outro legume, considera-se que produtos como este, tofu e iogurte de soja seja uma maneira saudável em aumentar os níveis de estrogénio.
Sementes: semente de sésamo estão indicadas também e com a menção que conseguem aumentar os níveis de fito estrogénio em três vezes mais que os feijões de soja.
Frutas e vegetais: Damascos secos contêm também grandes fontes de fito estrogénio.
Exercício Físico
Além de ser bom para a saúde, o exercício também é bom para nossa vida sexual. Endorfinas são substâncias químicas responsáveis pela sensação de "bem-estar". Outros efeitos afrodisíacos do exercício físico são oriundos de exercícios que aumentam o fluxo sanguíneo para os genitais. Além disso, o exercício físico e a aquisição de músculo, massa muscular costumam aumentar os níveis de testosterona, que pode ser outra razão para a actividade física aumentar o impulso sexual.
A MTC
Os afrodisíacos na medicina chinesa podem ser tanto estimulantes de Yin como de yang ou ambos. Em Mtc o corpo reage a um ou vários dos 5 sentidos de acordo com o equilíbrio e tonificação que cada um dos órgãos.
A MTC promove a boa harmonia entre todos os órgãos, sendo que o afrodisíaco ou excitante, em geral aumentar o yang ou chi mas para isso o corpo tem de ter uma boa base de yin para que o aumento do yang não se torne patológico
Conclusão
Existem vários tipos de afrodisíacos ou estimulantes da libido. Alguns com fama desde tempos imemoriais. Pode e deve usar-se para apimentar a relação ou como tónico de Yin, yang ou chi, Contudo o seu uso não deve ser exagerado nem feito durante muito tempo para que o resto dos órgãos não entrem em desequilíbrio .
Texto de Antonio Dias e Henrique Braga . Editado por Constança Castro e Paula Madeira. Tradução por Paula Madeira
Texto de Antonio Dias e Henrique Braga . Editado por Constança Castro e Paula Madeira. Tradução por Paula Madeira