Andrologia e Chikung


 Ler em Português

Read in English





Andrologia e Chikung

A Andrologia em medicina Chinesa (nan ke) é uma das mais recente especialidades da Medicina Chinesa com aproximadamente 40 anos. Com isto não quer dizer que não se tratassem problemas andrológicos anteriormente ma sim que só a partir desta data começaram a haver especialistas nesta area.
Em Medicina Chinesa diz-se que a nível de dificuldade de tratamento, primeiro estão os homens, seguidos das crianças e por ultimo as mulheres sendo estas as mais difíceis de se tratar.

Em termos físicos pode ser fácil tratar um homem mas o mesmo não acontece em termos emocionais. O homem é muito mais fechado e retraído e tem menor consciência da relação entre corpo e emoções.

A utilização do chikung como complemento de tratamento de patologias do foro andrológico é bastante eficaz e útil. Não só faz com que o paciente faça parte do seu processo de cura como também o convida a tomar consciência do seu corpo fazendo assim a ligação entre mente, emoções e área genital.
Esta abordagem é não só prazerosa como muitas vezes libertadora. O aumento da consciência física e emocional faz com que o homem adquira mais respeito por si e pelo seu corpo.

Muitas das patologias são um misto de físico e emocional. Se adereçarmos somente a parte física, estamos a perder uma boa parte da cura.
Como em geral o homem é mais fechado emocionalmente que a mulher e não partilha de forma tão fácil as suas emoções. Fazê-lo acreditar em si próprio e nas suas capacidade é fundamental para o processo de cura.
Os exercícios sugeridos para cada uma das patologias têm como base os ensinamentos do Mestre Mantak Chia não só a nível de chikung como de massagem como é o caso de Karsai Nei Tsang e Chi Nei Tsang.



Contracção do Períneo




Som do Rim: Tchuuuuu




Massagem Testicular






 
Compressão dos órgãos internos



PATOLOGIAS


Varicocele: Dilatação das veias dentro do escroto,( bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos). Esta condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto.





Em MTC as causas podem ser:
- Vazio de Qi do Baço-Pâncreas
- Estagnação de Qi e Sangue

Exercícios recomendados:
- Auto Karsai: Massajar a área do abdómen e zona inguinal.
- Massage Testicular com gel de castanha da India.
- Durante o Verão colocar gel de castanha da india nas virilhas para prevenir o sobreaquecimento da area.


Ejaculação precoce: Ejaculação rápida após o começo da relação ou mesmo antes da penetração.






Em MTC as causas podem ser:
- Vazio de Yin do Rim
- Hiperatividade do fogo ministerial
- Vazio de Qi do Rim
- Falta de ligação entre o Coração e o Rim
- Humidade-Calor no meridiano do Fígado
- Vazio do Fígado que reprime o fogo.
- Também pode estar associado a Vazio de Yang, emissão seminal, ocasionalmente com hematospermia.

  • Em casos de calor (vazio ou plenitude), a porta da vida fica hiper excitada por excitação do fogo ministerial. 
  • Em caso de vazio de Qi, há insegurança do portão da essência causando libertação prematura de sémen. 
  • No caso de haver também hematospermia- há hiperactividade do fogo ministerial que faz com que o calor se propague ao palácio de esperma causando movimento anormal de sangue nos vasos. Em consequência, este derrama pelo fluido seminal e sai com o sémen durante as relações 
  • Nota: relação com outras condições ocidentais: Ejaculação precoce, hipertrofia benigna da próstata, prostatite crónica, ansiedade, depressão

Exercícios recomendados
- Respiração do Rim
- Ligação entre Rins, Coração e area genital .
- Fazer os sons curativos destes dois órgãos, pode ajudar: Coração HAAAA; Rim Tchuuuu
- Contração do perineo
- Treinar sozinho a fase da excitação e contenção usando da orbita microcósmica. Repetir para a si próprio "estou em control, consigo aguentar"
- Escolher bem as posturas sexuais. Prefira aquelas que não o fazem perder o control
- Pare durante o acto, respire fundo e relaxe


Impotencia (disfunção eretil): Inabilidade na obtenção de uma ereção suficiente para uma performance sexual satisfatória. Antigamente era associado a etiologia psicológica, hoje dá-se como causa a disfunção orgânica. A incidência e severidade DE aumenta com a idade, contudo não deve ser considerada como parte normal do processo de envelhecimento. 80% dos homens com DE sofrem de arteriosclerose, diabetes, ou como efeito secundário de medicação.

 



Exercicios recomendados:
- Respiração dos Rins
- Massajar os Rins, aquecer o Ming man
- Compressão dos órgãos
- Auto Karsay/ auto Chi Nei tsang- Libertar de toxinas e tensões toda a zona abdominal especialmente a zona abaixo do umbigo
- Fazer o som do Coração (HAAAAAA) ou figado (SHHHHH)


Falta de ereção: O pénis não fica levantado ou ereto o suficiente para permitir uma penetração normal. É mais comum em homens de idade.

Em MTC as causas podem ser:
- Falta de fogo no Ming Men
- Consequência de excesso de atividade sexual
- Medo causando lesão ao nível do Coração e Baço
- Vazio do Fígado
- Humidade Calor no meridiano do Fígado
- Estase de Sangue

  • Quando associada a patologias por vazio, explica-se pelo facto do pénis ter falta de calor, força ou nutrição para a ereção. 
  • Quando associado a plenitudes, pode haver suficiente calor, mas pode haver estagnação de Qi ou fatores externos obstruindo o livre fluxo de Qi, daí interferir com uma ereção normal.

Exercícios recomendados:
- Auto Karsay/ Auto Chi Nei tsang-- Libertar de toxinas e tensões toda a zona abdominal especialmente a zona abaixo do umbigo e pénis
- Trabalhar através de contração e respiração do músculo PC (pubococcigeno)
- Trabalhar com o pénis semi erecto – tente elevar o pénis varias vezes usando para tal os músculos do pénis



 

Infertilidade (baixa contagem de espermatozoides): Aplica-se a homens que têm sexo não protegidos e sem retenção de esperma com mulheres férteis durante pelo menos dois anos sem que esta fique grávida.

 



Em MTC as causas podem ser:
- Vazio de Qi do Baço
- Vazio de Qi do Rim (Yin e Yang) e Vazio de Essência
- Estagnação de Qi do Fígado
- Humidade-Calor
- Fleuma
- Estase de sangue

  • Em caso de vazio do BP, este falha no seu processo de transformação da essência da água e cereais, dando origem a vazio de sangue do Fígado e essência do rim 
  • No caso de Vazio de Yin do Rim, fogo vazio afeta a essência e danifica o sémen, a essência Yin do Rim falha na nutrição e produção de sémen. 
  • No caso de vazio de Yang do Rim, o fogo da porta de vida fica debilitado e falha no aquecimento e transformação da essência do Rim e Qi do Rim em sémen. 
  • Se houver insuficiência da Essência do Rim, haverá falta de matéria prima para fazer sangue no Fígado e sémen.

Exercícios recomendados:
- Massagem testicular
- Pressione suavemente os testículos no final da massagem
- Compressão do escroto
- Para a massagem escolha um óleo ou gel que possa aumentar a circulação de sangue na area eg: Gingibre, castanha da india, Gotu Kola, Cardomomo

 

O futuro da Andrologia em Medicina Chinesa avizinha-se promissor pela sua abordagem holística, humanizada e não invasiva. A introdução do chikung como arte terapêutica, acelera o processo de cura, e convida o paciente a ser parte ativa deste.
A consciência ganha pelo paciente durante neste processo, faz com que haja uma transformação profunda não só a nível físicos mas também mental.
À medida que caminhamos para um novo futuro é importe reintroduzir-se velhas ferramentas de cura, como é o caso do Chikung; para que através delas o homem se liberte de velhos hábitos, tabus e preconceitos que o mantêm preso a si mesmo e lhe causam sofrimento. É importante que o homem se religue interior e exteriormente e volte a ser a ponte entre o céu e a terra.







Nota: Todos os exercícios sugeridos podem ser encontrados nos seguintes livros
Taoist Secrets of Love: Cultivating Male Sexual Energy: Mantak Chia
The Multi-Orgasmic Man: Sexual Secrets Every Man Should Know
Chi Nei Tsang: Chi Massage for the Vital Organs
Karsai Nei Tsang, Mantak Chia

Artigo escrito por Paula Madeira. Parte da apresentação feita em Agosto 2016 no Tao Garden, Tailandia
Editado por Jorge Ribeiro
Fonte das imagens: Google




Postagens mais visitadas