Cuide da sua próstata


Anatomia:




A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino.
Está localizada abaixo da bexiga, à frente do reto.
No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, pesando cerca de 20 gramas.





Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga.
Faz parte do sistema reprodutor do homem e secreta um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sémen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozoides, produzidos nos testículos até a sua ejaculação durante o orgasmo. É também dentro dela que ocorre a transformação da principal hormona masculino - a testosterona - em dihidrotestosterona, que é responsável, por sua vez, pelo controle do crescimento dessa glândula.

A glândula prostática é dividida em várias zonas: central, periférica, de transição, e assim por diante.


Função

A função da próstata humana é produzir e armazenar um fluido incolor e ligeiramente alcalino (pH 7.29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que juntamente com os espermatozoides constitui o semen.
O resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais.
A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozoides.
A próstata também contém alguns músculos lisos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.


Como manter a próstata saudável?

Há inúmeros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver cancro de próstata. Entre eles inclui-se a idade avançada, um histórico familiar de ocorrência da doença e a dieta.
Não é possível controlar ou alterar os dois primeiros fatores, mas a decisão sobre a dieta depende unicamente da vontade individual. Melhorando a dieta, o homem assume o controlo sobre sua saúde e toma a iniciativa de melhorá-la.
Pesquisas recentes sugerem que alguns tipos de alimentos não só ajudam a prevenir o desenvolvimento do cancro da próstata como também reduzem o crescimento de tumores em homens que já foram diagnosticados, para além de reduzirem a probabilidade de recorrências após a mesma ter sido tratada.


Mantenha o seu peso num valor saudável

Ainda não há uma total compreensão de como a obesidade afecta o risco de desenvolver cancro da próstata, mas pode estar associada a uma elevação da agressividade ou do avanço da doença.
Nas pessoas que tenham sido diagnosticadas com cancro da próstata, manter o peso num valor saudável provavelmente aumentará a probabilidade de que o tratamento seja bem sucedido.

Os cientistas ainda não conseguiram identificar todos os nutrientes que estão envolvidos nesta proteção ao organismo. Assim, deve privilegiar a ingestão de produtos frescos.
Os suplementos vitamínicos, embora possuam princípios activos de comprovada eficácia, não devem substituir a ingestão de produtos “in natura”, pois podem não conter componentes de grande importância, cuja função ainda não esteja bem definida ou estudada.


Tenha um estilo de vida activo

Todas as pesquisas indicam que a atividade física ajuda a reduzir o risco de desenvolver as formas mais agressivas de cancro da próstata.
Certas terapias para o tratamento do cancro da próstata apresentam, como efeito colateral, o aumento do peso e a redução da resistência dos ossos (osteoporose). Fazer exercício regularmente manter a pessoa fortalecida e com melhor equilíbrio, reduzindo o risco de quedas que podem ocasionar fracturas.




Alimentação

O estilo de vida e a dieta podem ser factores determinantes para evitar este cancro. Uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas A, D, E e selénio, presentes  em alimentos como o pão, os cereais, a fruta, a cenoura, os espinafres, a melancia, a cebola, o alho cozinhado e o vinho tinto parecem ter algum papel protector contra o cancro da próstata. O diagnóstico precoce é, no entanto, a maneira mais fácil de prevenir a doença. Uma das formas de a detectar é a realização de toque rectal e doseamento de PSA (antigénio específico da próstata), a partir dos 50 anos.

- Preferir as opções de grãos integrais, como pães integrais, macarrão de trigo integral e cereais integrais. Eles são ricos em fibras e ampliam a sensação de saciedade por mais tempo.
- Comer no mínimo cinco porções de frutas ou vegetais por dia.
- Incluir nas refeições algumas porções de proteínas como peixe, frango sem pele e carnes magras.
- Manter uma dieta pobre em gorduras.
- Reduzir o consumo de açúcar. (Atenção ao “açúcar oculto” em refrigerantes, bem como em alimentos processados como bolos, gelados e biscoitos)
- Reduzir o consumo de sal. (Atenção ao “sal oculto” em bebidas e alimentos processados)
- Adicionar ervas e especiarias aos alimentos quando cozinhando, para dar mais sabor à refeição.
- Beber de seis a oito copos de água por dia.
- Evitar bebidas adoçadas ou com gás.

Diferentes frutas e vegetais contêm diferentes vitaminas, minerais e nutrientes. Uma boa forma de aumentar a ingestão dessas vitaminas e minerais é comendo frutas e vegetais de diferentes colorações. A pessoa deve preocupar-se em incluir na sua dieta todas as cores existentes nos vegetais e frutas na natureza.

Vermelho
tomate, framboesas, melancia, feijão, morango, cebola roxa, rabanete, pimentão vermelho
Roxo
Beringela, uvas, feijão azuki (feijão vermelho), mirtillos repolho roxo, ameixas
Laranja
Cenoura, laranja, abóbora manga, damasco, batata doce, abóbora
Amarelo
Ananás, milho, pêssego, chicória, banana, pimentão amarelo
Verde
Espinafre, bróculos, abacate, ervilhas, pera, kiwi, alface, pimento verde, abóbora, ervas frescas, agrião



Uso de ervas

- A erva saw palmetto é muito efectiva para controlar a hipertrofia da próstata. 

- O chá da semente de abóbora feito por decocção também é um bom remédio, já que tal semente contém alto teor de zinco.

- O pólen de abelha contém muitas vitaminas, minerais e certos hormonas de efeito estimulante sobre os órgãos sexuais masculinos.

- As folhas de couve também são eficientes no tratamento da próstata. Devem ser usadas como emplasto.

- O leite de coco é um remédio natural e nutritivo que ajuda a combater problemas da próstata.

- O chá de babas de milho e cavalinha também é bom para combater a prostatite. Tomar duas vezes ao dia (uma colher de sobremesa de cada erva para meio litro de água).

- Beber diariamente chá de boldo, camomila e alecrim. Misturar uma colher de sobremesa das três ervas em meio litro de água fervente e abafar. Tomar quando estiver morno duas, vezes ao dia.

- A uva ursi (Arctostaphylos uva-ursi) combate as infecções das vias urinárias decorrentes da hiperplasia benigna da próstata, cálculos urinários e inflamações crônicas renais, além de inflamações na boca, garganta, intestinos e órgãos genitais, inflamações crônicas da próstata e uretra, diarreias e disenterias, cistites e catarros vesicais.

- Unha-de-gato (Uncaria tomentosa) – contém alcaloides que estimulam o sistema imunológico. É utilizada ao redor do mundo como coadjuvante no tratamento do câncer e também de outras doenças que causam impacto negativo no sistema imunológico.

Fonte: http://curapelanatureza.blogspot.pt/2009/02/cuidados-com-prostata.html

- O beta-caroteno,  pigmento laranja significado nutricional encontrado na cenoura, batata doce, e as laranjas, é o nutriente mais importante na prevenção da hiperplasia prostática benigna, também conhecida como hiperplasia prostática. Na verdade, beta-caroteno faz mais para proteger os homens contra aumento da próstata do que o licopeno, vitamina E, e ácidos gordos (omega-3), os nutrientes, sendo mais importante no câncer de próstata.

- O beta-sitosterol, extrai-se a partir de fontes tão variadas como cacau, e a partir de microalgas Fiji. É um ácido gordo natural que interfere com a acção de uma enzima chamada 5-alfa-redutase. Esta enzima converte a testosterona e estimula o crescimento da mucosa da próstata, e prevenindo a conversão da testosterona em esta forma preserva a resposta sexual ao retardar a progressão da hipertrofia da próstata.

- Pólen é um produto ‘vegan’ que consiste no pólen recolhido por abelhas e depositado no favo, é um composto rico em antioxidantes utilizados em muitos remédios alemãs próstata. É descrito como pólen de flores como proporcionador de "duas vezes o prazer sexual e metade da dor ao urinar" em relação ao tratamento com Saw Palmetto.
Muitos homens respondem bem ao tratamento com pólen de abelha, embora os homens com alergias ao pólen devam evitá-lo.

- Licopeno é um pigmento presente no tomate, melancia, e camarões, está bastante estudado como uma forma de travar o crescimento de células cancerosas da próstata. Quando o licopeno é consumido de forma regular, acumula-se no núcleo das células do epitélio da próstata, e desencadeia a apoptose, também conhecida como o suicídio celular, quando estas células se tornam cancerosas.

- Phellodendron (amurense Phellodendron)
É uma erva chinesa utilizada há mais de 2.000 anos no tratamento de várias condições urinário.
Estudos laboratoriais confirmam que impede a contração da glândula da próstata, que é útil para manter a próstata aberta para o fluxo de urina.

- Pygeum (Pygeum africanum) é uma erva africana usada em muitos produtos europeus de saúde da próstata.
Testado em 18 estudos clínicos separados envolvendo um total de 1.562 homens, esta erva é um pouco menos eficaz do que o Saw Palmetto para parar micção noturna e aumentar o fluxo de urina durante o dia, mas ainda é útil para a maioria dos homens que tomam.

- Alfavaca (Ocimum gratissimum) é a mais recente erva no arsenal anti-cancro da próstata. Também conhecido como manjericão cravo ou manjericão árvore, esta erva cresce selvagem no Havaí e é tradicionalmente usada para tratar infestações parasitárias com vermes intestinais. A pesquisa da Jackson State University, no Mississippi descobriu que os extratos alcoólicos da erva de pararam a proliferação de vários tipos de cancro da próstata, no entanto esta pesquisa foi realizada apenas em laboratório.



- Vitex (Vitex agnus-castus e Vitex negundo) é uma erva mais frequentemente utilizada para tratar a produção excessiva de estrógeno nas mulheres. Normalmente, os homens não devem usar Vitex, uma vez que pode interferir com a produção de testosterona. Nos homens com problemas de próstata de vários tipos, no entanto, a diminuição da produção de testosterona ajuda a diminuir a próstata. A chave para usar Vitex com sucesso é tomar apenas a dose recomendada, uma vez que sobredosagens podem anular os efeitos anti-testosterona da erva.

- Xue Lian hua (Saussurea involucrata) é uma planta tibetana na família do girassol que é tradicionalmente utilizada no tratamento de constipações.
Ligeiramente inflamatória, a planta também é usada em fórmulas para o tratamento de dores de artrite.
Um estudo recente efectiado na China Medical University, em Taiwan, permitiram concluir que esta interfere com fatores de crescimento do cancro de próstata hormono-resistente, indicando que as fórmulas tradicionais de ervas chinesas, incluindo Xue Lian hua (a erva nunca é usado por si só na Medicina Tradicional Chinesa) pode ser útil para alguns homens que têm formas hormono-refratário da doença.


Ervas aplicadas em tratamento homeopático

Clematis usada em tratamentos de urina escassa ou lenta


Lycopodium é usado homeopaticamente quando os sintomas também incluem inchaço e quando há dor ou pressão ao redor da próstata, antes ou durante a micção.
Pulsatilla é usada quando existe dor ao longo do eixo do pénis, ou quando há uma descarga amarela a partir do pénis, como acontece na prostatite.
Saw palmetto é usada em remédios homeopáticos para tratar a micção nocturna nos homens mais velhos.
Staphysagria trata sensação de ardor no trato urinário que continua mesmo após a micção.


Fitoterapia Chinesa
 

Ba Zheng San

Compomentes:
Da Huang
Gan Cao
Qian Zi
Zhu Ling
Qi Mai
Zhi Zi
Hua Shi

Indicações: Limpa toxinas e humidade, purga fogo patogénico alivia estrangúria.

Ba Zhen Wan (Eight Righteous)

Compomentes:
Jin Qian Cao
Pu Gong Yin
Wang Bu Liu Xing
Bai Jiang Cao
Huang Bai
Huang Qi
Mu Tong
Che Qian Zi
Yan Hu So,
Da Huang
Gan Cao

Indicações: Micção difícil ou dolorosa causada por humidade-calor no aquecedor inferior


Clear the Root  (T16)

Compomentes:
Huang Qi
Rou Gui
Sheng Di Huang
Huang Bo
Tu Si Zi
Yi Yi Ren
Bi Xie
Wang Bu Liu Xing
Mu Dan Pi
Shi Chang Pu
Bai Hua She She Cao
Gan Cao
Lu Lu Tong
Shi Wei
Hai Jin Sha
Kun Bu

Deficiência de Qi e de Yin, Humidade-Calor no Aquecedor Inferior, Estase de Sangue, Calor-Tóxico.
Indicações: Prostatite crónica, hipertrofia da próstata (benigna)




Prosta Form


Compomentes:

Phellodendron Chinensis

Paeonia veitchii
Prunus persica
Lycopus lucidus
Lindera aggregate
Salvia miltiorrhiza
Vaccaria segetalis
Angelica dahurica

Indicações: Dispersa estagnação de sangue, clarifica calor tóxico e humidade-calor


San Miao Wan

Compomentes:
Huang Bai (Cortex Phellodendri, Amur Cork) - drena humidade calor no aquecedor inferior
Cang Zhu (Rhizome Atractyloids) – seca humidade
Niu Xi (Radix Achyranthis Bidentatae) – dirige a acção da fórmula para as extremidades inferiores do corpo

Indicações: dispersa calor, humidade do aquecedor inferior


Uma próstata saudável é fundamental para o equilíbrio físico e mental do homem.
Cuidar e prevenir o aparecimento de patologias é um dever!

Artigo compilado por Paula Madeira




Postagens mais visitadas