O ovo de jade




O uso do ovo de jade ou pedras polidas de jade, remonta à China Antiga e à época dos Imperadores.

Segundo consta, esta prática era ensinada no palácio à imperatriz e concubinas para que estas se mantivessem boas amantes e continuassem com uma aparência jovem.

A prática do ovo de jade foi trazida para o Ocidente pelos Taoistas; nomeadamente pelo mestre Mantak Chia e por Arnold Kegel, ginecologista americano que publicou pela primeira vez sobre os seus exercícios em 1948.


Anatomicamente, o soalho pélvico é composto por vários músculos que se intercalam formando o diafragma pélvico. Estes são compostos pelo músculo pubococcígeo que é responsável pelo suporte e contenção da energia Jing do corpo (Energia sexual e hereditária) . 

O pubococcígeo (PC) vai perdendo a tonicidade à medida que vamos envelhecendo, após o parto, após logos períodos na posição sentada , na sequencia de obstipação crónica, vida sexual muito ativa, etc.. Em consequência, a energia Jing vai-se perdendo, o que pode resultar em efeitos físicos tais como: cansaço geral, falta de vontade, inércia, baixa de líbido, peso no baixo ventre, incontinência, descontrolo dos esfíncteres, aborto espontâneo, ptose ou descaimento do útero e ou bexiga, baixa da auto-estima, pouca vontade de viver.

Para além dos aspetos de saúde, as mulheres Taoistas cedo descobriram que a prática com o ovo de jade as mantinha jovens por mais tempo.

No Ocidente, finalmente começa a haver um crescente interesse em relação à saúde genital, longe da culpa ou pudor.

Os exercícios com o ovo de jade são essenciais a uma vida plena e consciente de nós, do nosso corpo e da nossa essência.

Frequentemente a mulher sofre de culpa, falta de auto-estima e medo do que o prazer lhe possa trazer.

Os exercícios com o ovo de jade desenvolvem o amor próprio, aumentam a auto-confiança e auto-estima, aumentam a consciência corporal, dão força para que a energia Jing se transforme em Chi e subsequentemente em Shen, aumentando desta forma a energia espiritual.


O jade é uma pedra semipreciosa e semi-porosa , que foi desde sempre associada à fertilidade e símbolo de riqueza. Hoje sabe-se que o jade equilibra o sistema hormonal em geral.

Para além da pedra de jade, estes exercícios podem ser feitos com ovos de outras pedras tais como: quartzo rosa (quando há uma profunda falda de amor), Quartzo branco (falta de Chi Local), Ametista (para situações de energia negativa), Obsidiana ( para limpeza emocional), etc..


A anatomia pélvica feminina faz com que a genitália interna tenha pouca hipótese de movimento e faz com que aumente a probabilidade de estagnação de Chi , Sangue e Humidade nesta área. 

Por outro lado, a fáscia desta área tem uma forte carga emocional e faz a ligação entre as várias partes da pélvis, bloqueando facilmente.
Anatomia dos ligamentos do sistema reprodutor
O Diafragma uterino , comunica com o diafragma existente no centro do cérebro, o chamado palácio de cristal. Área que compreende a hipófise, tálamo, hipotálamo pineal, pituitária . O que faz com que ao trabalharmos o canal uterino estejamos também a trabalhar os ovários , útero e centro da cabeça em simultâneo. Desta forma há um trabalho profundo que vai ajudar no controlo hormonal.

Os exercícios com ovo de jade devem fazer parte da rotina de qualquer mulher acima dos 35 anos, após o parto, em casos de ptose, incontinência, falta de tonicidade nas paredes vaginais, insensibilidade no canal vaginal, na menopausa em geral.
Resumo dos exercícios com o ovo de Jade que de certa forma englobam os exercícios de Kegel:


Para mais informaçãp sobre workshops nesta área ou para aquisição de ovos de jade e outros, consultar:

www.massagem-terapeutica.com
https://www.facebook.com/pages/Universal-Healing-Tao-Portugal/126316754052064
https://www.facebook.com/UniversalHealingTaoMozambique

Artigo escrito por Paula Madeira.
Professora de Ginecologia e Andrologia em Medicina Chinesa na Escola Medicina Tradicional Chinesa, chefe de clinica e chefe do departamento de Ginecologia e Andrologia da mesma escola.
Coordenadora do método Universal Healing Tao do Mestre Mantak Chia em Portugal e Moçambique.

Postagens mais visitadas