Alterações no período menstrual – pequenas soluções para um maior conforto Período menstrual

Por definição, o primeiro dia de hemorragia é considerado o início de cada ciclo menstrual (dia 1), que termina precisamente antes da menstruação seguinte. Os ciclos menstruais variam entre 21 e 40 dias e apenas 10% ou 15 % são de exactamente 28 dias.

Os intervalos entre os períodos são mais prolongados nos anos imediatamente posteriores à menarca e anteriores à menopausa. O ciclo menstrual divide-se em três fases: folicular, ovulatória e luteínica.


Fase folicular

A fase folicular, de duração variável, prolonga-se desde o primeiro dia de hemorragia até precisamente antes do aumento da hormona luteinizante, que provoca a libertação do óvulo (ovulação). Esta fase denomina-se assim devido ao desenvolvimento característico dos folículos dos ovários.
Durante a primeira metade da fase, a hipófise aumenta a sua secreção de hormona foliculo-estimulante e, em consequência, estimula o crescimento de 3 a 30 folículos, cada um dos quais contém um óvulo. Só um destes folículos continua a crescer e os outros degeneram. À medida que a menopausa se aproxima, a fase folicular torna-se mais curta.


Fase ovulatória

A fase ovulatória inicia-se ao aumentar a hormona luteinizante. A libertação do óvulo dá-se 16 a 32 horas depois do aumento hormonal. O único folículo que cresce sobressai da superfície do ovário, rebenta e liberta o óvulo.
Próximo do momento da ovulação, algumas mulheres sentem uma moinha num dos lados da parte inferior do abdómen, que pode durar apenas uns minutos ou algumas horas. Apesar de a sensação de dor aparecer no mesmo lado do ovário que libertou o óvulo, a causa precisa da dor é desconhecida. A dor pode preceder ou seguir-se à rotura do folículo e não surge sempre em todos os ciclos.
A libertação do óvulo não é alternante por parte de um e outro ovário e parece acontecer ao acaso. Por outro lado, se se extrair um ovário, o outro liberta um óvulo por mês.


Fase luteínica

A fase luteínica começa depois da ovulação e dura cerca de 14 dias, a menos que haja fertilização, e termina exactamente antes do período menstrual.
O folículo rebentado fecha-se depois de libertar o óvulo e forma um corpo lúteo (amarelo), que segrega cada vez maior quantidade de progesterona.

A progesterona provoca um ligeiro aumento da temperatura corporal durante a fase luteínica, que continua alta até que começa o período menstrual. Este aumento da temperatura serve para saber se houve ovulação.

O corpo lúteo degenera ao fim de 14 dias e começa um novo ciclo menstrual, a menos que se dê a fecundação do óvulo. Se o óvulo for fecundado, o corpo lúteo inicia a secreção de gonadotropina coriónica humana, hormona que mantém o corpo lúteo, produtor de progesterona, até que o feto em crescimento possa produzir as suas próprias hormonas. Os testes de gravidez baseiam-se na detecção de um aumento nos níveis de gonadotropina coriónica humana.



Menstruação

Na menstruação, parte do endométrio solta-se em resposta a uma diminuição nos níveis circulantes de estrogénios e de progesterona.

O endométrio consta de três camadas: a superior (superficial) e a maior parte da central (intermédia) soltam-se, enquanto a camada inferior (basal) se mantém para produzir novas células que reconstituem as outras duas camadas. 
A hemorragia menstrual dura entre 3 e 7 dias e a sua duração média é de 5 dias. A perda de sangue varia entre 14 g e 280 g (em média, 128 g). Uma compressa ou um tampão, conforme o tipo usado, podem reter até 29g. Em geral, o sangue menstrual não coagula, a menos que a hemorragia seja muito intensa.



Medicina Tradicional Chinesa


Do ponto de vista da Medicina Chinesa, o Fígado, o Vaso de Concepção e o Chong Mai são responsáveis pela fisiologia da menstruação.
Para que haja uma menstruação normal é necessário que exista Sangue em abundância e com movimento normal, o que depende do livre fluir do Qi do Fígado.

Podemos identificar quatro fases diferentes durante o ciclo menstrual:





Fase 1: durante a menstruação; o Sangue está em movimento, o que depende do Qi e do Sangue do Fígado.

Fase 2: após a menstruação; o Sangue e o Yin encontram-se em vazio.

Fase 3: meio do ciclo (ovulação); há uma reposição gradual do Sangue e do Yin que vão preenchendo o Vaso Concepção e o Chong Mai; a ovulação depende do Yind Rim e do Fogo Ministerial.

Fase 4: antes da menstruação; o Yang aumenta para se preparar para mover o Sangue durante o período. O Qi do Fígado move-se para capacitar o movimento do Sangue durante a menstruação.



Um ciclo menstrual sem distúrbios implica diferentes comportamentos em cada fase.

Fase 1: durante a menstruação; mover o sangue.
Estado de espírito: medidativo, de recolhimento.
Alimentação: alimentos tónicos (de sangue – de cor vermelha e verde escura) e ligeiramente picantes para mover o sangue – beterraba, ameixa, frutos vermelhos, bagas goji, salsa, agrião, hortelã,
Movimento: moderado, de baixo impacto; colocar calor no baixo abdómen e lombar.


Fase 2: após a menstruação; tonificar o Sangue e o Rim.
Estado de espírito: cansaço, falta de energia.
Alimentação: alimentos nutritivos de sabor doce cozinhados em estufados ou caldos com pouca gordura e muitas ervas aromáticas; optar por alimentos cor de laranja,  vermelhos e verde escuros – cenoura, abóbora, arroz, millet, aveia, beterraba, ameixa, frutos vermelhos, bagas goji, salsa, agrião, couve, feijões, sementes, frutos secos, galinha, peixe, algas.
Movimento: moderado.


Fase 3: meio do ciclo (ovulação); tonificar Rim, fortalecer Vaso Concepção, Vaso Governador e Chong Mai
Estado de espírito: fase de concretização. A mulher sente-se mais atraente, com mais líbido. É uma boa fase para tomar decisões, para ir a entrevistas de emprego.
Alimentação: optar por alimentos que tonifiquem o Rim como feijões, sementes, frutos secos, peixe, bivalves, algas, miso.
Movimento: moderado a intenso.


Fase 4: antes da menstruação; mover o Qi, mover o Sangue  e aquecer o Útero.
Estado de espírito: fase criativa mas também pode ser uma boa fase para organização.
Alimentação: optar por alimentos picantes, de cor verde-escuro como o aipo, a salsa, a nabiça, os grelos; beber infusão de dente-de-leão, salsa, oregãos.
Movimento: intenso, principalmente se existir tensão pré-menstrual; corrida, natação, bicicleta, zumba.


Se preferir fazer Chikung pode consultar estes exercícios.


Artigo escrito por Sara Finote.


Postagens mais visitadas