Balanço de 4 anos de Blog




 Ler em Português

Read in English


“A história da Mulher” foi o título da primeira publicação do blog do Departamento de Ginecologia e Andrologia da ESMTC, a 1 de Novembro de 2012.


Um ano depois do início das consultas de Ginecologia e Andrologia na clínica da ESMTC sentimos a necessidade de divulgar as nossas pesquisas, de sistematizar alguns estudos e de tornar mais acessível a abordagem da Medicina Chinesa aplicada à Ginecologia e Andrologia a colegas, alunos e ao público em geral.


Assim, decidimos publicar um artigo por mês em que se resume uma patologia ou tema. Os artigos são, na maioria, um resumo e revisão dos trabalhos feitos pelos alunos para a disciplina de 5º ano de Ginecologia e Andrologia, leccionada no curso de Medicina Tradicional Chinesa da ESMTC em Lisboa.


50 meses depois completamos mais de 50 artigos e o nosso alcance é tal que podemos reconhecer que prestamos um serviço público às comunidades de língua portuguesa.



Em Março de 2016 passámos as 100.000 visualizações e na última contagem (Dezembro de 2016) já tínhamos passado as 173.000 visualizações.




De todos os artigos publicados, o “Fisiologia do ciclo da mulher”, foi lido 32.734 vezes, quase 20% das visualizações totais.


Em 2º e 3º lugar estão os artigos “Cistite de Lua-de-mel” e “Chi Kung para uma próstata mais saudável”, com 13.545 e 7.006 visualizações, respectivamente.





O público que nos consulta, se considerarmos os quatro anos de vida do blog, é maioritariamente de origem brasileira: quase 60% das visualizações totais (100.000).
Os EUA estão em 2º lugar com 16% das visualizações (28.000) e em 3º está o público português com 12% (21.000).







Nos últimos meses a tendência tem vindo a inverter-se, já que o número de visualizações nos EUA tem vindo a aumentar em relação às vindas do Brasil.


Ao percebermos a aceitação dos nossos artigos e analisando os dados geográficos verificámos que o nosso alcance está limitado pela barreira linguística.
Assim, o objetivo para 2017 é tornar o blog bilíngue e publicar os nossos artigos em Português e em Inglês. Já fizémos uma experiência disso mesmo em Novembro com o artigo: “Disfunção Eréctil”. E contamos fazê-lo daqui em diante com os novos artigos, e traduzindo os artigos anteriores na medida do possível.


Este projeto é apadrinhado pela Prof.ª Paula Madeira, docente da cadeira de Ginecologia e Andrologia na ESMTC e a edição do blog está a cargo de Joana Prata.


A equipa que colabora nos blogs é a equipa que dá consultas no Departamento de Ginecologia e Andrologia de MTC da Clínica da ESMTC às terças-feiras.


Direcção: Paula Madeira
Colaboradores desde 2011: Joana Prata e Sara Finote.
Colaboradores desde 2015: Ana José, Catarina Marques Ramos.
Novos elementos em 2017: Constança Castro, Jorge Ribeiro e Rita Bernardes.
Antigos colaboradores: Filipe Batista, João Soares, Sara Rebelo, Renato Brás, Sara Venda.


Queremos agradecer a todos os colaboradores que passaram pelo Departamento por tornarem este blog possível e a todos os leitores pelo carinho, motivação e voto de confiança.

Feliz 2017,
Joana Prata





Postagens mais visitadas