A Menarca





 Ler em Português  

Read in English


A Menarca

O aparecimento do sangue menstrual representa para a mulher o início da fase adulta. Da fase de procriação. Este início, foi outrora celebrado com rituais de passagem e representava a integração da menina num novo patamar social. O das mulheres adultas, capazes de procriar o que implicava mais responsabilidade.

A menina era convidada a deixar para trás as bonecas e brincadeiras de criança e a assumir um comportamento mais responsável, maduro e com mais responsabilidades sociais. Crê-se que o Ritual da Menarca ou Ritual do Útero Ritualizado deva ter tido início no antigo Egipto e que era dedicado à deusa Athor.

Para os Taoistas, simboliza a descida do Tiang Gui, Gui Celestial ou Água Celestial.

O Sue Wen diz que “Na idade de duas vezes sete, ou catorze, o Qi dos Rins está cheio, o Vaso Governador abre-se, o Chong Mai amadurece e o Tian Gui aparece” Quando o ciclo menstrual aparece, ela torna-se fértil.

O aparecimento do sangue menstrual ou menarca é um processo que não acontece de repente, mas é fruto de uma mudança gradual no corpo da menina. Esta fase em geral começa com o desenvolvimento dos seios, seguida pelo crescimento dos pelos púbicos e por fim do aparecimento de secreção vaginal. O corpo da menina sofre um crescimento rápido e há um aumento do tamanho da bacia.


O sangue menstrual em si, é composto principalmente de sangue, partes antigas do tecido uterino, células do revestimento de muco da vagina e bactérias que compõem a flora vaginal. O sangue menstrual é diferente do sangue normal devido à sua composição e propriedades físicas.

Ele é sangue misturado com secreções da vagina e do colo do útero, tecido celular velho, glóbulos vermelhos e mucina. A composição desta mistura varia de acordo com as várias fases da menstruação. Geralmente começa por ser um líquido opaco, e progride para um líquido mais espesso até terminar num líquido claro. Durante a menstruação o sangue pode ser líquido, ou liquido acompanhado de coágulos o que não é desejável. O cenário ideal é o sangue não ter coágulos, mas grumos.

A constituição do sangue menstrual varia de mulher para mulher, de um ciclo para outro e da idade da mulher. A espessura do endométrio também contribui no conteúdo do sangue menstrual.

As secreções vaginais que estão presentes no sangue menstrual são compostas principalmente de água e eletrólitos, como sódio ou potássio.

As várias substâncias que compõem o sangue menstrual são encontradas em concentração mais baixa do que no sangue comum, por exemplo, há mais água, menos ferro e menos hemoglobina. O nível de pH do sangue menstrual é semelhante ao do sangue comum (7,2).

A concentração de proteínas, colesterol e bilirrubina também é menor do que no sangue comum.

A espessura do sangue menstrual também depende da quantidade de secreções cervicais.

O endométrio cresce durante o mês em preparação para o colhimento de uma gravidez. Caso ela não aconteça, o endométrio é desfeito e expulso pela vagina em forma de sangue menstruação. Sendo assim, a menstruação serve na maior parte das vezes, como indicador da existência ou não de uma gravidez. A menstruação é, pois, um processo de limpeza do útero e preparando-o para um novo ciclo de crescimento do endométrio.

Por mês cada mulher perde em media entre 30 e 40 ml (3–5 colheres de chá) em média durante a menstruação. 60 ml é considerado fluxo intenso e caso hajam 80 ml ou mais, é aconselhada a procurar um(a) médico(a).


Os Rituais de Menarca em algumas culturas ou grupos dentro da sociedade estão a ser novamente celebrados. Durante a celebração do Ritual da menarca é explicado à menina que a menstruação é um processo de limpeza. Que é um privilégio concedido à mulher e não ao homem porque só ela pode carregar no ventre a criança (por enquanto), por isso ela deve honrar e cuidar do seu útero todos os meses para que quando chegada a altura, ele acolha em si o novo ser.

Outras questões como a relação com o sobre o sexo oposto, ou o mesmo sexo, o sexo em si e cuidados a ter para se prevenir também são temas destes rituais.

É extremamente importante consciencializar e educar desde cedo a jovem adulta sobre a importância do sangue menstrual e do útero, independentemente de haver um ritual ou não, o cuidar do aparelho genital vai prevenir o aparecimento de problemas mais tarde tais como frio no útero, miomas infeções e podem conduzir entre outros à infertilidade.

Imagens:
http://filha-de-artemis.blogspot.com/2012/02/ritual-de-menarca-da-larissa.html
https://joyterapias.wordpress.com/2017/06/11/os-ritos-de-passagem-na-vida-de-uma-mulher-a-menarca/
https://www.betty.me/periods/20-amazing-period-facts/
https://www.pinterest.com/pin/266627240410984873

Artigo escrito e traduzido por Paula Madeira e editado por Jorge Ribeiro

Postagens mais visitadas