Testosterona e o comportamento





 Ler em Português 

Read in English



A testosterona está associada a vários comportamentos tipicamente masculinos. Alguns dos comportamentos popularmente associados a níveis excessivos de testosterona são a agressividade, a irritabilidade e a promiscuidade sexual. O excesso de testosterona naturalmente presente numa pessoa é pouco comum. O excesso normalmente surge em atletas que utilizam Esteróides Androgénicos-Anabolizantes.

Têm sido feitos vários estudos sobre a forma como os níveis de testosterona afectam o comportamento humano. Estes estudos mostram que os factores sociais influenciam o comportamento de acordo com a presença de mais ou menos testosterona.


A testosterona aumenta a competição e a vontade de proteger/generosidade

Na presença de uma competição (ou ameaça de competição), a testosterona potencia o comportamento antisocial aumentando o comportamento competitivo, no entanto, na ausência de competição essa mesma hormona potencia a vontade de proteger, a generosidade e o comportamento prosocial. Um exemplo bastante comum está na competição entre dois homens por um(a) parceiro(a) sexual. Assim que o objecto da competição está assegurado (deixa de haver competição), a testosterona passa a potenciar a vontade de proteger (parecido com a oxitocina).

Neste ambiente de competição onde se procura posições de poder mais elevadas, as decisões são mais tomadas por impulso (há menos capacidade de reflexão) e a escalada até ao topo da posição de poder pode mais facilmente ser feita à custa dos outros independentemente das consequências para eles.




A testosterona inibe a confiança e promove a reciprocidade

Outro exemplo da indução de comportamento prosocial (na ausência de ameaça de competição) é quando a obtenção de um alto estatuto social ou boa reputação é facilitada através de comportamento positivo. Este comportamento foi observado num jogo de investimentos financeiros entre duas de pessoas onde uma das pessoas era um investidor e a outra era alguém em quem o investidor confiaria o seu dinheiro para o triplicar e repartir os lucros entre os dois. Nesse jogo as pessoas com mais testosterona faziam menos investimentos (confiavam menos na outra pessoa pois representa uma ameaça para os seus recursos financeiros) mas quando eram colocadas no papel de pessoa em quem o investidor teria de confiar retornavam mais dinheiro ao investidor do que as que tinham menos testosterona (quando são confiados, sentem responsabilidade em retornar a confiança que lhes foi depositada).


A testosterona no desporto em equipa

Equipas desportivas que jogam em casa têm maiores picos de testosterona do que quando jogam fora de casa. Esse pico ainda é maior quando jogam contra uma equipa rival que seja menos amigável. Este fenómeno é conhecido como a vantagem de jogar em casa, que normalmente, faz com que as equipas (que jogam em casa) ganhem mais jogos e marquem mais pontos. O aumento da testosterona pode potenciar o aumento da motivação, da confiança, do processamento de informação, do potencial psicológico e melhorar os tempos de reacção


A testosterona a agressividade e a líbido

A toma exagerada de testosterona em atletas que tomam Esteróides Androgénicos-Anabolizantes está associada a níveis elevados de agressividade ou até mesmo episódios de mania. No entanto se forem administradas doses terapêuticas de testosterona, tal como se faz por exemplo em pacientes com SIDA que têm perda de massa muscular ou em terapia de substituição para reduzir os efeitos psicológicos e fisiológicos do envelhecimento, não há alteração do comportamento.

Já no comportamento sexual a influencia da testosterona surge de forma oposta em relação à agressividade. A toma de doses terapêuticas pode restaurar a função sexual em jovens e adultos de meia-idade que tenham baixos níveis de testosterona, no entanto se se aumentar a dosagem da hormona não haverá alteração da líbido ou aumento da frequência de relações sexuais.


A testosterona e a cognição

A habilidade de realizar tarefas que requerem visualização espacial está de alguma forma em oposição à habilidade verbal. Níveis mais elevados de testosterona potenciam a visualização espacial (como por exemplo ler mapas) e reduzem a habilidade verbal.

A testosterona é mais reduzida em pessoas mais idosas, e essa redução é acompanhada por declínio da capacidade cognitiva. Nessa altura, ao tomar suplementação com testosterona pode melhorar significativamente a memória espacial e a verbal.




Testosterona na Medicina Tradicional Chinesa

Em tempos antigos não se conhecia as hormonas tal como hoje se conhecem. A medicina tradicional chinesa desenvolveu-se com base nas manifestações físicas e psicológicas. Desta forma, e com base no que se melhor se conhece das acções psicológicas e mentais desta hormona, está mais relacionada com os elementos água e madeira.

O elemento água diz respeito aos Rins, na medicina chinesa os Rins são responsáveis pela função reprodutora e nutrem o mar das medulas (cérebro).

O elemento madeira diz respeito ao Fígado que tem uma relação próxima com a agressividade, irritabilidade, crescimento (chegar a posições sociais elevadas).

Também mostra relação com o elemento Terra (Baço-Pâncreas) no que diz respeito à protecção e com o elemento Fogo (Coração) no que diz respeito à responsabilidade.


Conclusão

A associação entre hormonas e comportamento não é directa porque não afectam directamente o comportamento, elas influenciam a expressão de um comportamento dentro de um determinado contexto social ou ambiental. Têm sido feitos cada vez mais estudos neste sentido e muitos mais necessitam de ser feitos para se compreender melhor a relação entre hormonas e comportamento.



Fontes:
https://thepsychologist.bps.org.uk/volume-22/edition-1/testosterone-and-male-behaviours

https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-athletes-way/201310/testosterone-fuels-both-competition-and-protectiveness

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797613495063

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4330791/

https://academic.oup.com/jcem/article/89/6/2837/2870329

https://www.health.harvard.edu/drugs-and-medications/testosterone--what-it-does-and-doesnt-do

https://www.newsweek.com/five-ways-high-testosterone-impacts-mens-behavior-1010705



Imagens:

https://www.menshealth.com/health/a19536692/testosterone-therapy-effects/

https://www.the-generous-husband.com/2012/09/29/testosterone-will-make-sex-better-or-will-it/

http://www.iqscorner.com/2018/03/nsf-funding-available-for-research-on.html


 

Artigo escrito, traduzido e editado por Jorge Ribeiro

Postagens mais visitadas