Amenorreia






 Ler em Português

Read in English


Amenorreia corresponde à ausência de menstruação que pode ser classificada em primária ou secundária. A amenorreia primária traduz-se por uma ausência de  menstruação que acontece quando a mulher chega aos 15 ou 16 anos e ainda não teve a sua primeira menstruação. A amenorreia secundária define-se como a ausência da menstruação em mulheres que têm ciclos normais e param de menstruar por três ou mais ciclos.

Ao longo da vida a mulher pode ter várias interrupções temporárias nas menstruações, que ocorrem depois do parto e  durante a amamentação, estas interrupções não são consideradas como amenorreia, nem quando existe uma ausência de menstruação durante um a dois meses quando associadas a alterações súbitas das condições ambientais ou do estilo de vida.


Causas

A amenorreia pode ser resultado de quadros clínicos que afectam o hipotálamo, a hipófise, os ovários, o útero, o colo do útero ou a vagina. Dentro destes quadros, podemos citar os distúrbios hormonais, as deficiências congénitas, as doenças genéticas e a utilização de determinados medicamentos.

Para saber quais as causas mais comuns é necessário saber se a amenorreia é primária ou secundária.

Causas da Amenorreia Primária

Os distúrbios que causam a amenorreia primária são relativamente raros, mas, entre eles os mais comuns são os seguintes:
- Doença genética
- Deficiência congénita dos órgãos reprodutores que bloqueia o fluxo de sangue menstrual

As doenças congénitas podem incluir:
- Síndrome de Turner
- Síndrome de Kallman
- A produção excessiva de hormonas masculinas através das glândulas adrenais
- Os distúrbios genitais resultantes de órgãos genitais ambíguos, como acontece no pseudo-hermafroditismo ou no hermafroditismo verdadeiro
- Os distúrbios que fazem com que a mulher tenha um cromossoma Y, o que normalmente acontece apenas nas pessoas do sexo masculino
 
As doenças genéticas e as deficiências congénitas que dão origem à amenorreia primária podem não ser identificadas até à puberdade.

A puberdade por vezes começa mais tarde, não existindo nenhuma ligação aos distúrbios acima referidos, nos casos em que os períodos menstruais normais têm inicio numa idade mais avançada.


Causas da Amenorreia Secundária

- Gravidez
- Amamentação
- Mau funcionamento do hipotálamo
- Síndrome do ovário policístico 
- Menopausa precoce
- Mau funcionamento da hipófise ou da glândula tiroidea
- O uso de determinados medicamentos, como as pílulas anticoncepcionais, antidepressivos ou antipsicóticos

O hipotálamo pode ter um mau funcionamento por vários motivos, tais como, o stress emocional ou o excesso de exercício físico que ocorre em atletas profissionais. Uma dieta deficiente que pode ocorrer em mulheres com transtornos alimentares, ou que perderam peso de forma significativa. Alguns distúrbios mentais como nos casos de depressão ou em transtornos obsessivo – compulsivos. A Radioterapia e alguns casos de lesão também contribuem para o mau funcionamento  do hipotálamo.

A hipófise pode funcionar mal porque a mesma pode estar lesionada, ou porque a concentração de prolactina está elevada, como acontece em casos onde existe tumor na hipófise. 

A glândula tiroidea também pode causar amenorreia, se a mesma apresentar hipoactividade ou hiperactividade.

Os antidepressivos, antipsicóticos, contraceptivos orais ou determinados medicamentos, assim como tumores hipofisários e  outros distúrbios, podem aumentar a concentração de prolactina.




AMENORREIA NA MEDICINA CHINESA


A ausência de ciclos menstruais na Medicina Chinesa tem o nome de Bi Jing , em que Jing significa menstruação e Bi significa fechado. A diferenciação básica deve ser feita entre ausência de períodos menstruais provocados por padrões de Deficiência ou por Excesso.

A ausência de períodos menstruais provocados por padrões de Deficiência incluem as Deficiências de Sangue, do Baço e do Rim, e também Deficiências do Rim e do Fígado. A amenorreia primária normalmente está associada à Deficiência da Essência Pré – Natal enquanto  a amenorreia secundária está associada à Deficiência Pós – Natal.

A ausência de períodos menstruais por quadros de Excesso está associada a quadros de Estagnação do Qi e/ou de Sangue, Mucosidade ou por Frio.


Causas

Stress Emocional

A emoção Raiva, que inclui sentimentos como a frustração e o ódio, podem causar  Estagnação do Qi, que com o passar do tempo, pode levar a uma Estase de Sangue.  Neste caso a amenorreia é do tipo Excesso.

A Tristeza e a mágoa  são emoções  comuns  no desenvolvimento da amenorreia, ambas debilitam o Qi do Pulmão e do Coração. Na Medicina Chinesa o Pulmão governa o Qi e o Coração governa o Sangue, quando o Qi não tem a capacidade de produzir ou de fazer circular o Sangue e quando o Sangue do Coração não consegue fazer o seu movimento descendente até ao útero, as menstruações param.

A Preocupação e a melancolia prejudicam o Pulmão e o Baço levando simultaneamente a uma Deficiência e Estagnação do Qi. Quando o Qi está deficiente não consegue produzir Sangue, se o Qi estiver estagnado falha em movimentar o Sangue, conduzindo a uma Estase de Sangue. Neste caso a amenorreia pode ser simultaneamente resultante de uma Deficiência e de uma Estase de Sangue.


Excesso de Exercício Físico

Na puberdade, podemos encontrar principalmente em atletas de alta competição, quadros de Deficiência do Baço, estes quadros podem conduzir a uma Estagnação de Qi e do Sangue no Aquecedor Inferior. Nestes casos estamos perante uma amenorreia primária.


Debilidade Hereditária

Uma fraqueza hereditária do Rim pode naturalmente dar origem à amenorreia primária, nestes casos existe um quadro de Deficiência  da Essência do Rim e também do Sangue e do Fígado. 


Dieta

Quando uma dieta é pobre em nutrientes,  leva a uma debilidade do Qi e do Sangue, estas situações acontecem frequentemente em casos de algumas dietas para emagrecer e nas dietas vegetarianas, onde há uma falha na combinação adequada dos tipos de proteínas vegetais em substituição da carne.

O consumo excessivo de lacticínios ou de alimentos gordurosos levam à formação de Humidade - Mucosidades que obstruem o Aquecedor Inferior, provocando amenorreia. Normalmente estes quadros estão associados à obesidade. 


Excesso de Trabalho

Várias horas de trabalho sem o repouso adequado, ao longo de vários anos, podem levar à Deficiência de Yin do Rim e do Fígado. Neste caso estamos perante um quadro de amenorreia secundaria.


Padrões de Desarmonia

Os principais padrões de desarmonia provocados por esta patologia são os seguintes:

Padrões de Deficiência:
- Deficiência do Fígado e do Rim
- Deficiência de Sangue
- Deficiência de Yang do Baço e do Rim
- Deficiência de Yin do Fígado e do Rim
- Deficiência de Yin e do Sangue do Pulmão
- Deficiência de Yin e do Coração e do Rim 
- Deficiência de Sangue do Coração e do Baço

Padrões de Excesso:
- Estagnação do Qi e do Sangue
- Humidade – Mucosidade no Útero


Tratamentos Utilizados

A Medicina Chinesa tem resultados muito eficazes em regular a menstruação e respectivos sintomas associados através dos seus diferentes métodos terapêuticos.

Os tratamentos, depois da identificação correta da doença, serão realizados através da acupunctura, fitoterapia, dietética, prática de exercícios de Qi Gong e ainda Matéria Médica ocidental.


Como podemos prevenir?

A prevenção passa essencialmente por uma dieta equilibrada e variada, manter um descanso adequado que compense o desgaste do dia-a-dia, a prática de exercício físico que permite um livre fluir de Qi e de Sangue e evitar situações emocionais complicadas.


Integração da Medicina Ocidental e da Medicina Chinesa

Ambas as medicinas são importantes no tratamento da amenorreia feminina. O ideal será uma junção harmoniosa de ambas tendo em vista o mais importante, que, é a saúde do paciente.

O médico ou o ginecologista pode excluir um problema de saúde, através de exames e análises sanguíneas. A amenorreia pode estar associada a algum tratamento que pode ser alterado, depois de estar devidamente identificado.

A medicina chinesa é um excelente complemento para o tratamento desta patologia, potenciando o tratamento de forma mais rápida e consistente do que o isolamento do tratamento apenas por uma das metodologias.


Referências:
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-saúde-feminina/distúrbios-menstruais-e-sangramento-vaginal-anormal/ausência-de-per%C3%ADodos-menstruais

https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/anormalidades-menstruais/amenorreia


Bibliografia:
Maciocia, Giovanni, Os fundamentos da Medicina Chinesa, Roca, 1996
Maciocia, Giovanni, Diagnóstico na Medicina Chinesa, Um Guia Geral, Roca, 2006
Maciocia, Giovanni, Obstetrícia e Ginecologia em Medicina Chinesa, Roca, 1996

Imagens:
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/amenorreia-sera-que-eu-tenho/
http://www.ritapociask.com/acupuncture-experience/


Artigo escrito por Sara Martins, traduzido e editado por Jorge Ribeiro

Postagens mais visitadas