Prurido Genital





 Ler em Português

Read in English


Quem não o teve uma vez ou outra? Mas há quem sofra todos os dias este incomodo.

A comichão ou prurido persistente resulta de uma inflamação das pregas cutâneas da vulva e/ou da vagina.

As causas mais comuns incluem:
- Infeções: vaginose bacteriana, candidíase (um tipo de infeção fúngica) e tricomoníase (uma infeção causada por protozoário);
- Irritação ou reações alérgicas: produtos químicos que entram em contato com a vagina ou região genital, como os detergentes ou amaciadores de roupa, sabonetes, sprays para higiene feminina, perfumes, pensos menstruais, corantes de tecido, tecidos sintéticos, papel higiénico, cremes vaginais, preservativos.
- Após a menopausa, vaginite atrófica: o revestimento da vagina torna-se mais frágil e fino por causa da diminuição da concentração de estrogénio.

Causas menos comuns incluem distúrbios da pele, como psoríase e líquen escleroso. O líquen escleroso caracteriza-se por regiões brancas e finas na vulva ao redor da abertura da vagina. Se não tratado, o líquen escleroso pode causar a formação de tecido cicatricial e pode aumentar o risco de cancro da vulva.


Medicina Tradicional Chinesa

Em medicina tradicional chinesa, este prurido pode resultar de uma condição de vazio ou de excesso, normalmente associado a Humidade e aos órgãos Baço-pâncreas e Fígado.  Em mulheres mais velhas, verificam-se condições de Vazio de Yin do Fígado e Rim – há secura e algum Vento Interno que causa a comichão. Noutras situações, a má alimentação (lacticínios e processados) e o trabalho excessivo lesam o Baço-Pâncreas e causam a acumulação de Humidade no Aquecedor Inferior. As alterações emocionais causam Estagnação do Qi do Figado e eventualmente, causam Calor; e este afeta o órgão e canal do Fígado, causando comichão.

Os padrões principais são:
1. Humidade-Calor a afetar o meridiano do Fígado;
2. Humidade por Vazio de Qi do Baço-Pâncreas;
3. Vazio de Yin do Figado e Rim.


Humidade-Calor a afetar o meridiano do Fígado
Sintomas: comichão intenso na vulva e vagina com corrimento amarelo; dor na penetração, alterações emocionais, irritabilidade, insónia, urina escura.
Princípios terapêuticos: Limpar o Fígado, eliminar Humidade e Calor, parar a comichão.

Ervas mais adequadas para banhos de assento: erva-ursina, malvas, alecrim, tomilho.

Alimentos a optar: aipo, salsa, menta, dente de leão rábano, chicória, nabo, daikon, algas, feijão azuki

Alimentos a evitar: álcool, açúcar, gorduras, farinhas de trigo refinadas, lacticínios, alimentos picantes (alho, pimentas, canela, gengibre seco), café.


Humidade por Vazio de Qi do Baço-Pâncreas
Sintomas: comichão na vulva e vagina com corrimento branco; cansaço, fezes moles.
Princípios terapêuticos: Resolver Humidade, tonificar o Baço-Pâncreas.

Ervas mais adequadas para banhos de assento: alecrim, calêndula, rosa, artemísia.


Alimentos a optar: feijão azuki, infusão de casca de tangerina, rábano, algas, umeboshi, caldos doces, cereais integrais.

Alimentos a evitar: alimentos de natureza fria (lácteos, açúcar, tomate, pera), farinhas refinadas, excesso de crus, sumos de fruta.


Vazio de Yin do Fígado e Rim
Sintomas: comichão ligeiro na vulva e vagina com sensação de queimadura; secura vaginal, calor nas 5 palmas, tonturas, tinnitus e sensação de calor no final do dia.
Princípios terapêuticos: Nutrir Yin do Fígado e do Rim; eliminar calor vazio.

Ervas mais adequadas para banhos de assento: rosa, calêndula, camomila, alteia, salva.

Alimentos a optar: miso, algas, nabo, gelatina, cereja, ameixas, uvas pretas, frutos vermelhos, salsa, nozes, sementes; maçã, aipo, menta, vegetais de folha verde.

Alimentos a evitar: açúcar, alimentos com pouco qi (processados, congelados), excesso de sal, álcool, excesso de café, picantes quentes (pimentas, gengibre seco, canela)


O tratamento com acupuntura e fitoterapia apresenta bons resultados, mas pode demorar algum tempo. É fundamental fazer banhos de assento e evitar comer lacticínios, alimentos processados, farinhas refinadas e açúcar para resultados mais rápidos. Se for necessária a toma de antibiótico para tratamento da Candida ou Trichomonas, deve tomar um probiótico durante e após o mesmo, de forma a equilibrar a flora bacteriana. Este probiótico pode ser em forma de suplemento ou optar por um consumo maior de miso, legumes fermentados, kombucha e germinados.

No dia-a-dia é importante use roupa interior de algodão. Caso tenha muito corrimento vaginal, é preferível trocar de roupa interior em vez de usar pensinhos diários. Evite usar roupa muito justa na área genital e virilhas e durma sem roupa interior. Procure usar detergentes mais suaves para a lavagem da roupa e não coloque amaciador. Na sua higiene diária use sabões neutros de azeite e calêndula, por exemplo e aplique óleo de coco para nutrir a pele. Não faça lavagens com jato de água no interior da vagina.



Referências:
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/sintomas-de-dist%C3%BArbios-ginecol%C3%B3gicos/prurido-genital

http://ginecesmtc.blogspot.com/2017/05/banhos-de-vapor-vaginais_19.html

Guerín, P. (2000), Dietoterapia Energética según los Cinco Elementos en la Medicina Tradicional China, Edições Miraguano
Maciocia, G., 1998, Obstetrics and Gynecology in Chinese Medicine, Elsevier - Churchill Livingstone.

Imagens:
http://theconversation.com/recurrent-thrush-how-some-women-live-with-constant-genital-itching-46609

Artigo escrito e traduzido por Sara Finote, editado por Jorge Ribeiro

Postagens mais visitadas