ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ



 Ler em Português      Read in English




Acupuntura na Gravidez 




    O mês de setembro apresenta-se com a celebração Mundial da Grávida ou Dia Nacional da Natalidade, tal como é oficialmente intitulado em Portugal. Ao dia 9 do mês 9, o mundo homenageia a mulher que ao longo de 9 meses, gera uma vida dentro do seu útero, convive com as adaptações e mudanças físicas e sente as inúmeras alterações psicofisiológicas associadas a esta fase da sua vida. A mulher grávida não só sente, comunica, projeta e sonha com o seu bebé, como também gere todos os sintomas emocionais e físicos inerentes à formação e crescimento deste novo Ser.  

    Ao longo da gravidez, ocorre a plenitude do Yin e com isto surgem transformações físicas e fisiológicas em todo o corpo feminino, tais como, aumento de volume abdominal e dos seios, escurecimento na área envolvente dos mamilos (auréola), aparecimento da linha nigra sobre o trajeto do Ren Mai, alterações digestivas e circulatórias, edema e algia. A acupuntura obstetrícia, para além de segura é também um forte aliado neste acompanhamento, apoiando emocionalmente a mulher gravida e minimizando os desconfortos que naturalmente surgem ao longo das 40 semanas de gestação. 


    Durante o PRIMEIRO TRIMESTRE, das 0 às 13 semanas de gestação, a cabeça, os olhos e o membros do feto desenvolvem-se, o coração, os rins, o fígado e o estomago começam a funcionar, o rosto, as orelhas, as pálpebras e os órgãos genitais ganham forma. A mulher experiencia oscilações de humor, desejo e aversão a determinados alimentos, aumento de apetite e alguns desconfortos físicos.  

    É uma fase marcada pelos desconfortos digestivos: 

Sialorreia - é um desequilíbrio ShaoYin, marcado pelo fraco domínio do Rim em relação ao Coração, ocorrendo produção excessiva de saliva e acentuando os quadros de enjoo e de náuseas. A grávida deverá retirar da sua alimentação todos os alimentos que estimulem a função das glândulas salivares, tais como, o limão, o vinagre e os açucares. 

O protocolo de acupuntura selecionado para o tratamento, deverá incluir o ponto 14VC (Juque), pelas suas funções de harmonizar o Qi do Coração, acalmar o Estomago e redirecionar o Qi invertido.  

Vómitos e náuseas - é um distúrbio ChongMai, manifestado pela rebelião do Qi do Estomago. A fisiopatologia destas, no início da gestação, está igualmente associada a fatores metabólicos, psicológicos e alterações no índice glicémico. A grávida poderá recorrer a preparados de gengibre, recomendados exclusivamente pelo seu terapeuta ou médico assistente, comer em quantidades mais reduzidas, evitar deitar-se logo após as refeições e dormir com a cabeceira num plano mais elevado. A sua evolução pode culminar em hiperemese gravídica, que exige o acompanhamento da Medicina Ocidental (MO). 

A Medicina Chinesa (MTC), recorre ao ponto 6MC (Neiguan), inserido num protocolo individualizado, a fim de harmonizar o Estomago, regular o Qi e aliviar as náuseas e os vómitos. 

Pirose - pode ser originado pelo quadro clínico de vómitos e náuseas, sinal de calor no estomago, que se manifesta por uma sensação de ardor desde o esterno à faringe.  Deverão ser retirados da alimentação todos os condimentos mais intensos e deverá ingerir líquidos frescos fora das refeições.  

Nestas situações poder-se-á recorrer ao ponto 44E (Neiting), para harmonizar o Qi do Estomago, promover a digestão, dispersar o calor e aliviar a garganta.  

Obstipação - está relacionada com a diminuição do peristaltismo intestinal, alterações nos hábitos alimentares ou redução da atividade física. Poderá ser um quadro de obstipação por deficiência (Yin ou Xue) ou de obstipação por excesso. Deverá ser recomendado o aumento do consumo diário de água e fibras, bem como, hábitos de exercício físico regulares. Não é permitido o uso de laxantes, sem supervisão clínica do médico assistente.  

O ponto 15BP (Daheng), deverá ser selecionado pelas suas características em harmonizar o Qi do Baço, regularizar as funções do Estomago e dos Intestinos e promover a função do Intestino Grosso.   



    Durante o SEGUNDO TRIMESTRE, das 14 às 27 semanas de gestação, a mulher por regra experiencia a fase mais agradável e confortável da gravidez. A gestante, consegue sentir os movimentos do seu bebé que se vão intensificando com o passar dos meses, fruto do desenvolvimento dos seus músculos. Nesta fase, ocorre um aumento do apetite e como tal, é necessário um controlo mais atento do peso. O aproximar da descoberta do sexo do bebé pode traduzir-se em momentos de alguma ansiedade.   

    É uma fase marcada pelo início dos desconfortos circulatórios e edema gravitacional: 

Varizes - é um desequilíbrio relacionado com a debilidade do Baço em suportar a estrutura venosa, uma vez que o peso do bebé na barriga dificulta a circulação sanguínea adequada nos membros inferiores, assim como, o retorno venoso ao coração. A gestante, deverá recorrer a massagens com preparados frescos e vasoconstritores, evitar ficar de pé durante muito tempo e praticar atividade física. 

O ponto 30VB (Huantiao), deverá ser inserido no protocolo de acupuntura em quadros de transtornos circulatórios na zona posterior do membro inferior e o ponto 32E (Fu-tu) nos quadros que afetam a zona anterior. Ambos promovem a regulação do fluxo de Qi nos colaterais promovendo a circulação de Xue e removem obstruções nos meridianos. 

Doença Hemorroidária- é um desequilíbrio relacionado com a deficiência do Qi do Baço ou pelo excesso de Yin no aquecedor inferior, que origina a dilatação e a inflamação das veias hemorroidárias. A mulher deve evitar ficar de pé por períodos prolongados, deve evitar quadros de obstipação e fazer banhos de acento com água fria ou com uma infusão fria de Hamamelis. 

A MTC recorre ao ponto extra Erbai pelas funções de eliminar os prolapsos e as hemorroidas. 

Edema gravitacional - relacionado com a estagnação de humidade do Baço e pela debilidade do Rim na sua função de excretar, influenciados pelas alterações hormonais e pelo aumento do tamanho uterino que comprime os vasos pélvicos e que dificulta o retorno venoso dos membros inferiores para o coração. Esta condição pode evoluir para hipertensão arterial ou em casos mais severos para situações de pré-eclâmpsia. A grávida não deverá evitar ficar na mesma posição por muito tempo, seja ela sentada ou em pé, evitar a exposição ao calor, deverá ingerir a quantidade adequada de líquidos e reduzir o consumo de sal e cafeína. 

A MTC recorre, em conjunto com outros pontos de acupuntura, ao ponto 9BP (Yinlingquan) pelas suas funções em harmonizar o Qi da Bexiga e a via das águas e beneficiar a micção. 


    Durante o TERCEIRO TRIMESTRE, das 28 às 40 semanas de gestação, o útero aumentado pode causar azia e falta de ar à mãe, o bebé pode já se encontrar de cabeça para baixo e encaixando e sente-se apertado no útero da mãe. A gestante sente-se cansada, com dores nas costas e surge o sentimento de temor do parto. 

    É uma fase marcada pelo agravar das queixas físicas - algia: 

Lombociatalgia - resulta de uma perturbação de circulação de Qi e Xue nos meridianos que passam na região lombar, provocada pelo peso acrescido da barriga, pela retenção de líquidos e produção de relaxina. A coluna e os discos intervertebrais ficam sobrecarregados e comprimem as raízes do nervo ciático, inflamando-o. É caracterizada por uma dor que se estende desde a zona lombar até à perna/pé, acompanhada de sensação de perda de força na perna, sensação de choques e parestesias. A grávida deverá apoiar as costas com uma almofada adequada a gestantes durante a posição sentada e deitada, evitar levantar pesos, tomar banhos de imersão quentes ou colocar compressas quentes na zona afetada e recorrer a massagens terapêuticas. 

O ponto 59BX (Uyang), deverá ser inserido no protocolo selecionado pelas funções em limpar os colaterais para reduzir a rigidez articular, reforçar as costas, lombar e pernas e por fortalecer os músculos, facilitando o movimento dos membros inferiores. 

Cãibras - quadro de vento gerado pela redução de aporte de Xue à zona afetada, muitas vezes associado a uma alimentação pobre em magnésio, potássio e cálcio. A grávida deverá fazer uma alimentação adequada, alongar antes de dormir, evitar roupa apertada, caminhar e fazer compressas de água quente na zona afetada. 

O ponto 3MC (Quze), é um ponto de eleição para acalmar contraturas e espasmos, aliviar a dor e mover o Xue.  


Com o aproximar do fim das 40 semanas (gravidez de termo), a gestante poderá sentir-se mais agitada, irritada, sem sono e sem apetite. Neste processo, é essencial o acompanhamento adequado com foco no estado de saúde e no equilíbrio holístico.  A acupuntura pode ser, ainda, usada como facilitadora da dinâmica do trabalho de parto, desencadeando-o e promovendo o período expulsivo.   

É expectável que estas fases da vida da mulher, sejam vividas de forma tranquila e equilibrada. A mulher deverá escolher o seu médico assistente de obstetrícia pelo profissionalismo, confiança e empatia, cumprindo todo o acompanhamento que este lhe sugerir. Deverá ainda, rodear-se de todos os profissionais de saúde e de outras áreas que considerar como uma mais valia, para viver a gravidez como um verdadeiro estado de graça.   




Postagens mais visitadas