Chikung para diferentes fases do ciclo menstrual - Parte II


Comece por fazer uma automassagem como descrito na parte I

Se estiver na Fase Menstrual:

Durante esta fase a mulher não deve fazer muito esforço, deve descansar e deixar que o processo do período decorra naturalmente.
O sangue deve fluir sem impedimento,  quando tal não acontece a mulher pode sofrer de dores abdominais, náuseas, dores de cabeça, mau estar geral, etc.
Para minimizar este quadro :

a) Coloque-se de pé com os pés à largura dos ombros e mova a pélvis em círculos. Quando a pélvis estiver apontada para a frente contraia os músculos da pélvis e relaxe-os quando a mover para trás.

b) Esfregue as mãos e massaje o peito em círculos de dentro para fora e em sentido contrário. Massaje também os mamilos para ajudar a que o útero contraia e relaxe de forma suave, ajudando a que o endométrio se desprenda com maior facilidade.
Massaje o sacro com vigor pela mesma razão.

a) Deitada de barriga para cima, coloque as mãos nos joelhos e mova-os   em movimentos circulares, puxando os joelhos para junto do peito e afastando-os para fora: sinta o sacro a movimentar-se no solo. Sinta a pélvis.

b) Mova a pélvis para a frente e para trás, inspire  e expanda o abdómen quando a pélvis se move para trás e expire quando a pélvis mover para a frente, enquanto as costas colam novamente ao tapete.

c) Finalize com as mãos em triângulo sobre o baixo ventre com os polegares no umbigo.
Envie energia para os seus ovários e útero.

Nota: Em caso de dores fortes  aconselhamos:

1 - Tome uma infusão de orégão. O orégão (Origanum vulgaris) , tem sabor amargo e picante  resultante do seu óleo essencial, composto por carvacrol, cimeno, linalol e tanino. O  carvacrol confere-lhe propriedades analgésicas.
O orégão é ainda  diaforético, carminativo, diurético , expetorante, sedativo, antioxidante.

2 - Faça moxa no baixo ventre: A moxa é feita de uma planta chamada de Artemisia Vulgaris que tem propriedades analgésicas, é tónica, vermífuga e antibacteriana, entre outras.
Existe em forma de bastão (charuto), ou em algodão. A aplicação da moxa vai fazer com que o sangue circule mais livremente.
Procedimento: Acenda um bastão de moxa e passe pelo baixo ventre (útero e ovários) durante 5 a 10 min, mantendo o bastão a uma distância de 3cm da pele. Repita se necessário.

3 - Compressas de óleo de rícino: Este óleo aumenta a circulação sanguínea , promove a desintoxicação de tecidos e órgãos ,estimula o fígado, alivia a dor ,estimula a circulação linfática  e é anti-inflamatório.
Procedimento: Embeba um pedaço de flanela em óleo e coloque-a sobre o baixo ventre. Cubra a flanela com um bocado de plástico e por cima deste coloque uma saco de água quente. Deixe ficar até o saco arrefecer. Repita o procedimento.


Fase pré-menstrual:

Esta é fase mais complicada do ciclo, principalmente para quem sofre de Tensão pré menstrual.
Mau humor, choro, excesso de sensibilidade, fúria, falar alto, seios inchados e ou doridos, podem ser alguns dos sintomas desta fase.

O Yang Chi sobe, o Chi do Fígado movimenta-se em preparação para o ciclo. Nesta fase a mobilização do Chi do Fígado torna-se fundamental.

Corresponde à fase luteína.  O corpo lúteo cresce e segrega  progesterona.

a) Comece por fazer uma boa automassagem. De preferência com a vassoura de bambu. Dê pancadas com a vassoura, subindo pela parte externa dos braços até ao ombro e desça pela parte interna do braço. Desça em seguida pelo abdómen, flancos e vá até as pernas. Desça pela lateral da perna e suba pela parte interna.
Desta forma segue o movimento dos meridianos.

b) Faça estiramentos ao tronco, pernas e costas.
Estire tendões e músculos.

c) Se souber a sequência dos 12 Movimentos faça-os, senão avance para:

d) Respiração abdominal: se estiver familiarizada com esta prática pratique-a de pé na postura da arvore. 
Postura da árvore: Pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente girados para fora, para fechar o períneo, pélvis rodada para a frente para desfazer a curvatura lombar, peito ligeiramente deprimido, queixo ligeiramente deprimido de forma alinhar o Bai Hui (ponto mais alto da cabeça) com o sacro.
Os braços devem estar redondos e as palmas das mãos à mesma altura, uma apontando para o Fígado e outra para o baço.

Caso seja principiante, deite-se e coloque as mãos sobre o abdómen.

Inspire e expanda o abdómen, expire e deixe que ele volte ao estado inicial. Permaneça 5 min nesta postura e a fazer a respiração abdominal.


Nota: Nesta fase é importante o Chi do Fígado estar em movimento.
Se os seus sintomas de TPM são severos, complemente o Chikung com alguma atividade mais yang como  por exemplo corrida, natação, andar de bicicleta ou outro exercício aeróbico.

Artigo realizado por Paula Madeira com ilustrações de Andreia Gomes.

No próximo artigo iremos falar de Puberdade.

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